A Kira tem dois anos, mas já passou por algumas experiências do tipo boas pra esquecer. A Labradora do Guilherme e da sua mãe, Virgínia, foi vítima de atropelamento e abandono pelo atropelador. Foi no mês maio deste ano, no bairro Fragata, em Pelotas. Sua coluna e cotovelo direito foram gravemente avariados. Quase a tiraram do contexto social. Na coluna uma fratura na última vértebra lombar que precisou de intervenções cirúrgicas especializadas para garantir sua mobilidade. O cotovelo, também, foi desarticulado “saiu do lugar”, rompendo ligamentos e não a deixando estável para caminhar, necessitando também de cirurgia para estabilização.
Sob a coordenação do médico-veterinário e cirurgião Humbertoww2ww2 Medeiros e Daniel Dutra Filho, a equipe da ProntoPet entrou em “campo” e na luta para resgatar a saúde física e dignidade canina da Kira. No cotovelo ficou a cicatriz da cirurgia para necessários e relevantes ajustes na sua funcionalidade. Na coluna, os procedimentos também o foram de alta complexidade, com a colocação de pinos para estabilização e abertura de fenestras na região do canal medular para descompressão da medula, garantindo assim possibilidade de recuperar a locomoção.
Processo lento, delicado. Quase sessenta dias de cuidados especiais para com a “filha” da família Mendes, que não mediu esforços para garantir a recuperação do dócil pet e retorno saudável ao convívio humano-familiar, no qual ela se encontra desde ainda bebê. E segue a luta judicial da família para “criminalizar” o autor do atropelamento da Kira.
Na semana passada, a Kira voltou à ProntoPet para o cirúrgico processo de remoção dos pinos de estabilização da vértebra. Mais uma vez o doutor Humberto e o Daniel aliaram técnica e atenção diferenciadas para completar o resgate da Kira ao contexto canino sem traumas de uma situação que quase a tirou do saudável convívio social.
Nesta quinta-feira(27) a Kira voltou à ProntoPet, juntamente com a Virgínia e o Guilherme, para a retirada dos pontos dos processos cirúrgicos dos quais ela foi paciente. Sua recuperação vai de “vento em popa” na direção do retorno à vida saudável.
A história da Kira é mais uma que enriquece a galeria de feitos médicos-veterinários pela qualidade de vida dos pacientes da ProntoPet.
AS FOTOS mostram procedimentos voltados à recuperação da Kira, assim como seu recomeço de vida no contexto da já quase normalidade.